sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Vendas de iPhone são um super-fracasso na China. Porquê?


Não dava pra ser uma decepção maior. A Apple e a Unicom (a operadora) sonhavam ter vendido pelo menos 500 mil unidades do iPhone na China. A realidade aparece com um número bem mais chocho: 5 mil aparelhos. Mas eles não podem dizer que não esperavam por essa. O fracasso já estava anunciado desde a semana passada.
O iPhone foi lançado oficialmente na China no dia 30 de outubro. O problema que é que o aparelho que está sendo vendido por lá não tem conexão Wi-Fi e o modelo mais barato está sendo oferecido por 4.999 yuan (uns 730 dólares). Enquanto isso, nas ruas chinesas, é possível encontrar um iPhone 3GS importado com Wi-Fi por 5,700 yuan (835 dólares). Chupa essa manga!
Por que o iPhone chinês não tem Wi-Fi? Foi tudo culpa de umas regulamentações do governo, que baniram o sistema temporariamente em favor de uma oferta rival chinesa conhecida como BDA. Em maio, o Wi-Fi foi liberado, mas a produção do novo modelo do iPhone já havia começado. Ou seja, lascou com tudo. Olha que eu ainda nem falei da pirataria e do contrabando.
Ah, os piratas! Os “genéricos” e “importados” são vendidos livremente na China. O iPhone original, mas contrabandeado, pode ser comprado por 580 dólares. Já um Xing Ling (piratex) custa a partir de 90 dólares. Com preços assim, não tem tio Jobs que faça o milagre e a Apple deve continuar vendendo pouco por lá.
Fonte: http://www.fayerwayer.com.br

Nenhum comentário: