sábado, 8 de novembro de 2008

Você conhece Sete Lagoas???

Origem
Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Deus não é brasileiro nem mineiro Ele é setelagoano
Morador humilde sobre Sete Lagoas:
Sete lagoas é um grande bairro de Belo Horizonte localizado FORA de Belo Horizonte, talvez o maior depois de Contage das Abóbra, Betim, Riberão das nevi, Lagoa Santa e Sabará.

História
Sua origem remonta da Guerra Mineiro-Capixaba, onde seu território, anteriormente habitado por índios da tribo KayaNaGandaya, foi tomado dos capixabas, numa disputa sangrenta e medieval. Muitos locais da
cidade foram denominados no período da guerra, tipo na época da Batalha de Santa Helena (1514-1620), o morro onde aconteceu a derrota do General Napoleão Lanza Paiva acabou ficando conhecido por Motel-a-céu-aberto de Santa Helena. Zacarias dos Trapalhões foi o fundador da cidade, criando uma ilha no centro da cidade, que com a chuva e ncheu de água ao redor, transformando-se na poluída e divertida Lagoa Paulino. As casas foram se aglomerando no entorno, abriu uma loja da Bemoreira Ducal, uma farmácia 24hs Drive-Thru, uma casa de encontro, uma rua cheia de travecos analistas de sistemas (fazem programa),199 lojas de 1,99 (segundo os setelagoianos tudo produto de alta qualidade) ,um posto de gasolina com churrascaria, 10.529 botecos e todas essas modernidades da atualidade.

Lagoa Paulino vista do Motel-a-céu-aberto Santa Helena
Hoje, Sete Lagoas é uma filial de Punta que Guarapariu, porém sem mar, sem calçadão, sem esgoto Correndo na areia, dentre outros. Os habitantes da megalópole setelagoana dirigem-s e a região da orla marítima da Praia do Morro, onde acotovelam-se buscando uma lugar na areia suja e fétida, e escutando Gritos do tipo: É o camarão da Xuxa! Olha o picolé e aguamine-RAL!
Atualmente tudo é SETE, nunca se viu tamanha originalidade ... TranSete (ja falecida ,atual Turi), SeteLagoano,Leite Sete, Manguassasete, Jornal Sete Dias, ExpoSete...Cultura (ou falta dela)
É um grande reduto de exílio para duplas e menage-a-trois sertanejos, quando ninguém mais no país aguenta escutar estas merdas, o destino é certo: Sélagoa!
Indo a Sete Lagoas, não deixe de assistir à E(ca)TV, canal 58 UHF (Ultra high fuleira) mais precisamente ao Jornal E(ca)TV, onde você fica sabendo em primeira mão dos acontecimentos da semana retrasada. Na
EcaTV também passa o programa Ra-dá, que é uma espécie de Amaury Jr ultra amador, com microfone de fio e roadie (que por ventura vem a ser o filho do apresentador ROSAlvo) segurando a lâmpada, passando os eventos da hi-society setelagoana e região, tais quais o bingo das voluntárias do hospital municipal e o frango-com-arroz da secretaria de obras públicas de inhaúma.
A cidade conta com o famoso UNIFEMM onde os universitários que a freqüentam (depois de passarem por
um 'minucioso' exame seletivo) contam, como uniforme, o traje esporte-fino (as sextas-feiras utiliza-se o passeio completo). Portanto, já podemos adiantar que alunos de universidades federais podem ser confundidos com mendigos, a não ser que se vistam de acordo....
Além da unifemm, Sete Lagoas conta com as 'exclusivas' faculdades de primeiro mundo: Promove(habitat natural das pats e dos mauricios, e gente atoa) , Ciências da vida , Unopar (com sede no Paraná), Eadcon , Faculdade Avance, Faculdade Cenecista (extensão do colégio Cenecista, cujos alunos sae m do terceirão, direto pra faculdade).
Há ainda inúmeras rádios pirata, que invadem todo o dial do seu rádio. E ainda a Rádio (não pirata) Muquirana FM com músicas mais recentes das paradas de sucesso dos anos 1980.
O cinema tem duas salas de primeiro mundo, com som surround, DHS, Dolby Digital, mas tá passando Titanic e Branca de neve até hoje...

Vida Urbana
A exemplo de Belzonte, a cidade conta com semáforos em todos os cruzamentos, devidamente sem qualquer sicronismo, o que obriga os motoristas a pararem em cada um deles. A rua são josé entrará na edição de 2008 do guiness book, por ser a rua com mais semáforos dessincronizados na região da lagoa da catarina do mundo.
É importante para o turista saber que as placas de estacionamento proibido no entorno da Lagoa Paulino não valem para o final de semana, onde é permitido estacionar em qualquer lugar, em q ualquer posição, inclusive o meio da rua, principalmente se for defronte a Lagoa 'Enfiaafaca' Pitzaria ou o Milano 'CervejaQuente' Pitzaria. E é só Dr. Darwin reclamar que os policiais passam um final de semana multando quem estaciona no entorno, mas na segunda volta tudo ao normal (ou ao anormal).
Lei Seca: Até agora, só é válida nos bairros, onde a PM faz blitz. Pelo visto, as blitz no centro, onde se aglomeram os filhinhos de papai e as patricinhas não ocorrem, para não causar maiores transtornos aos respectivos papais.
Ultimamente, em Sete Lagoas, o melhor lugar que tem pra sair a noite e curtir a balada é BH.
Hospitais Locais Somente eles, advogados (que também se acha doutor)e das enfermeiras (que sonham com os doutores) e a pobreza analfabeta do SUS os considera 'doutores'.
O hospital é um tipo de Hotel onde as pessoas doentes vão, mas à © uma coisa pouco conhecida no Brasil. Na nossa concepção é uma mistura de açougue com cemitério, só que sem aquela parte de higiene que
tem que ter no açougue. O grande problema é que tudo é bancado com dinheiro do SUS, Serviço Único de Sacanagem, que garante o suficiente para que todos os casos graves de resfriado sejam tratados com total eficiência com o uso de Tylenol. Também é um local onde os residentes se encontram pra foder nos
quartinhos enquanto fazem plantoes. Cuidado ao comer em restaurantes ou lanchonetes proximas a hospitais...
Clínicas veterinárias atendem a população e animais de baixa renda.

Economia
O hospitais na cidade so particular , se você não tiver plano de saúde vai ter que ficar 90 dias na fila do Sus.
A oferta de empregos são raras e quando aparecem são vagas para auxiliar de serviços gerais (faxineiro) e auxiliar de escritório (office-boy) e recepcionist a (balconista) Detalhe: Seja qual for a vaga, o candidato tem que ter curso superior, de preferência pela FEMM (Aquela facultade que se auto apelidou Unifemm).
A economia é extremamente estável. TODOS os postos de gasolina vendem o produto pelo mesmo preço. Geralmente 30% mais caro que BH, o que traz tranquilidade para os felizes condutores, pois não necessitam sair de posto em posto pesquisando preços. Agradecemos esta façanha aos órgãos genitais de defesa do consumidor ferrado.
Outro ponto importante é o padrão de vida dos sete-lagoanos! Um povo 'mega humilde' que, apesar de estar em uma das cidades com a menor média salarial do país, conta com um exibicionismo 'de classe' (um conselho: andar de ônibus é barango). Talvez a quantidade de carros de marca (todos adquirido com ajuda do querido cheque-especial ou financiados em 3284 prestações) seja um ponto turístico à parte...
CUIDADO ! SER VOCÊ FOR VISTO ANDANDO DE ÔNIBUS, É PORQUE ESTÁ FALIDO.
Tambem devem ser levado em conta a enorme quantidade de alto fornos das siderugicas, que lançam  toneladas de gases ,que tornam o ar da cidade tão puro...

Pontos turísticos
* Garimpo
* Corrêgo do Diogo (a piscina pras pessoa carente de Sete logoas)
* Privado:Colégio Impulso
* Bar do piaba
* Motel Santa-Helena (alto da Serra)
* Casarão (Ainda existe?)
* Bar do Luís (Também conhecido como Província, Providência, Village...)
* Tia Helena (Lá perto da Muquirana)
* Queró
* Km 2
* Bang-Bang & Danubio Azul
* People Dance (só gente bunita!!!)
* Rara Magia
* Mercadão (shopping center rural)
* Varandão Sertanejo
* Mega conjunto de Lagoas, que em epocas de chuvas se fundem ,e a cidade se torna uma unica e gigantesca Lagoa
* CIDOCA
* Alto astral
* Donana - Asilo de Dupla Sertaneja Falida (A única balada (kkkkk) do mundo que serve sopa de
macarrão de madrugada.
* Cine RIvello (in memorian)
* Lagoa do Boa Vista (onde os manos se divertem aos domingos a tarde)
* Feirinha (onde vão um bando de desocupados no sabado a noite)
* Estação Brasil (lugar onde os alunos da UNIFEMM ficam na 5ª a noite)
* Fox (movies local)
* Sábado de manhã (ir ao centro da cidade se endividar no cartão de crédito)

Personagens Ilustres
* Perneta +
* Breick-Breick
* Maria Cafézin
* Menino de Três Olhos
* Cecé
* Zacarias
* Tia Helena
* Guará (em dose DUPLA!)
* Playmobil
* Madalena+
* Wilson Doido +
* Dr. Doidilson
* Pupuca
* Zé Rela
* Vital
* Lucas Torres (o brigador, que hj em dia é normal)
* Raul da vidraçaria
* Bené do Picolé
* Terezão +
* Manel (os rapazinhos da cidade conhecem)
* Tindurico +
* Marcelinho Veado
* Duin (do bmx)
* Robertão (dançarina do people dance)
* Só Alegria

17 comentários:

Unknown disse...

e mais a mais ilustre
faltouuuu lucas tores e andre doideira
prgunta lucas se ele nao emais doido q ele

Anônimo disse...

legal eu tanbem sou dai mais nao
sou tindurico mais sou o cogumelo
gigante

sergio canburão

Luiz Gustavo França disse...

Nos personagens ilustres faltou o rato caiano...um maluco que ficava alí nas imediações da Rua Pedra Grande e que apesar de doido fala o inglês mais bem falado que já escutei.

Luiz Gustavo França disse...

Em seus tempos aureos na beira da lagoa Paulino, havia otimos bares como TABERNA, CRISTAL, GRUTA DO LAGO e sem contar o IPORANGA que é um local de destaque da antiga sociedade setelagoana, onde aconteciam os bailes da cidade que até pouco tempo era tradição. Havia também no mesmo local as horas dançantes que iniciavam as 20:00 e terminava as 22:00 e ficava lotado de meninos com o rosto lotado de espinhas doidos para encontrar um par, normalmente uma garota com o rosto cheio d eespinhas e aparelho na boca. Havia ainda o café tropical que funcionou muito tempo onde era a choperia western house, o café tropical era um ambiente minusculo chamado de boate onde as pessoas falavem que iam para dançar, mas na verdade iam para serem pisoteadas.

Unknown disse...

Bacana demais seu comentário Luiz. Adorei seus "acréscimos"!
Quem sabe você não quer escrever a continuação desse artigo? Publicaria no meu blog com o maior prazer.

Unknown disse...

Zé, com certeza esses dois devem fazer parte dos personagens ilustres!

Lú Lemos disse...

Sarah, faltou Isabel Trovão + !!!! Tem Cibelão!!! Nossa!!! épocas áureas, havia tb o Lobo Mau, ao lado de onde hj fica o Mamute kkkkk... pré-história total!!!! Cowboy (hj Limão de Gravata)... ficava lotado depois da missa na catedral, domingo à noite!!! Baile de carnaval no náutico... pior, matinê!!!! e havia desfile de escolas de samba na Antônio Olinto... era td fechado c tapume e a gente subia nos muros das casas p dar uma filmadinha... rsss. nessa época foi lançado o 'escort conversível', rodrigo chapinha foi o primeiro a ter um... virou o príncipe charles de sete lagoas, quem sabe chiquinho scarpa!!! e o pirulito? CMA (central de matação de aula de todos os poucos colégios q existiam na cidade)... todo mundo sentado na escadinha, fumando um cigarrinho e falando dos gatinhos q passavam de carro ou de moto em volta da paulino... saudades...

Anônimo disse...

Que tal fazer da próxima vez uma abordagem sobre o que tem de bom a cidade hein? Sei que em muita coisa é verdade sim, mas qual cidade do interior não tem esses problemas hoje em dia? A cidade é linda comparada a muitas outras que conheço por aí, e olha que conheço bastante. De repente uma matéria dessas descrevendo o lado bom da cidade ajudaria, ou então descrever que em vez de ajudar, os próprios moradores "metem o pau" na cidade.

Unknown disse...

Pessoal, não levem a mal esse texto. O intuito dele é apenas registrar as coisas legais que acontecem em Sete Lagoas, não é uma crítica, nem uma reclamação.

É só um texto para darmos risadas e lembrarmos dos velhos tempos, ok?

Anônimo disse...

ta faltano os novos povo doido da cidade kkkkkkkkk T-PAIN DOIDO VARRIDO BOIADA DO KRAV MAGA LIVIA CACHINBINHO LUCAS TORRES NORMAL MAIS DOIDO

Anônimo disse...

FALTA MOTOPO TBM CIBELAO DOIDA ROBERTA DOIDA

Anônimo disse...

TA TA TA TA TA TA TA MOTOPOOOOOOO

junim alves disse...

ola sou o Junio Alves e sinto muito por vcs olharem sua cidade desta forma, Sarah depois quando der faça tbm um texto mostrando os pontos fortes da sua cidade.. Eu nao sou setelagoano, mas vi que se for ai ou serei roubado ou a policia vai me prender por apenas ser feio, e quando disse da policia lembre que a mesma recebe um pessimo salario para aguentar bala no peito. OBS:nao sou policial nem tem parente nem amigos policias, mas penso que existem muitos bons e muitos ruins.. as vezes um policial de boa indole pode acabar te ajudando e vc nao terá nenhuma consideração em escrever por eles..



ha quando a serra santa helena, passei um dia por lá, e ao contrario do motel que vcs disseram que lá é, eu olhei como o lugar mais bonito de sete lagoas...

nao podemos esquecer tbm da escola tecnica, pois varios alunos saem das suas cidades apenas para estudar lá, PEDRO LEOPOLDO, MATOZINHOS, CAETANOPOLIS, CONFINS, SAO JOSE DA LAPA, CORDISBURGO E DAI VAI. mas vc e seus amigos preferem falar mal da cidade, se caso vc for no ramo jornalistico procura no acervo na cidade os melhores atrativos e faça outro texto.. se vc fizer um texto interessante quem sabe vc nao leva mais pessoas para a sua cidade e assim eleva mais um pouco a renda dos bares, restaurantes e hoteis de SETE LAGOAS...


aqui vai meu e-mail, se algum dia vc fizer outro texto envie para mim que vou adorar ler e repassar, mostrando as otimas virtudes que sete lagoas tem..

junim_log@hotmail.com

Carlos G.M. Figueiredo disse...

Sou setelagoano, nasci nesta cidade maravilhosa onde vivi até os meus 14 anos. Atualmente vivo e moro na cidade de São Paulo mas me lembro muito bem de alguns lugares e personagens inesquecíveis de Sete Lagoas. Por exemplo o bar "Danúbio Azul" no bairro garimpo, que por sinal pertenceu á minha família por uma época. Tinha (ou tem ainda) a Casa Jorge, loja fina de estofados no centro da cidade. As barracas de frutas do Jerônimo e do Expedito, uma ao lado da outra na beira da lagoa paulino.
Falando de pessoas, alguém conheceu o Paulo Macaco? (nunca mais tive notícia)! E o Carlão Louco que ficava na pracinha em frente a antiga praça de esportes?
Tinha também o Louro Caolho... Bem esta cidade magnífica tem casos e pessoas tão ímpares que da para falar durante tempo.

Meu nome é Carlos G.M. Figueiredo e meu email é carlosfigueiredo2010@hotmail.com

wanessa disse...

k passei mal de rir, falta tambem xuxa, que pega as chaves das agencias de sete lagoas

Unknown disse...

O Xuxa é mesmo uma peça rara!!

Unknown disse...

Carlos tem também o Renatinho você conhece??