quarta-feira, 25 de maio de 2011

Barbie como você nunca viu

Ao contrário da maioria das meninas da minha geração, a Barbie nunca foi uma grande paixão na minha vida. Na real, gostava mesmo era dos acessórios tipo carro, casa, banheira e claro, das roupinhas de Barbie que eu tinha várias delas. Acho que durante minha vida inteira tive duas ou três Barbies (inclusive a que falava e foi meu trauma de infância porque minha vó mandou pra doação sem querer) e um Ken. Sempre preferi ganhar pelúcias e roupas a bonecas.
Já a fotógrafa Mariel Clayton sempre teve um ódio mortal pela boneca, e expressa seu desprezo em um projeto inspirado num conceito “serial killer”, definido por ela como “o sorriso vazio pintado de batom e os olhos sem alma escondem o coração negro de uma verdadeira sociopata, assim como na vida real.”
Mariel também criou uma série de fotos batizada como “Rooms”, que coloca a boneca e seus amigos em cenas cotidianas, dessas que podem estar acontecendo em um apartamento ao lado do seu. Uma visão mais real e próxima da nossa realidade do que a Barbie tradicional e sua versão “serial killer” produzida por Mariel.
Segundo a própria Mariel, a idéia não é transmitir nenhuma mensagem a partir dessas fotografias, mas apenas se divertir e compartilhar isso com outras pessoas.
Transmitindo alguma mensagem mesmo que subliminar ou não, não dá para negar que as fotos são no divertidas e mostram uma Barbie muito diferente do que estamos acostumados a ver -e bem longe do que nossa imaginação sempre permitiu que nós imaginássemos. Por outro lado, a cena empresta emoção, expressão e uma certa personalidade a boneca loira, ainda que seja um sorriso sarcástico. Tanto é que as fotos são um sucesso em sites como o Tumblr, usadas muitas vezes para ilustrar aquele momento TPM que todas nós temos.



Para conhecer o trabalho da Mariel e conferir todas as fotografias, acesse o Flickr da fotógrafa.

Nenhum comentário: