terça-feira, 3 de março de 2009

O Senhor é meu auxílio

"Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?" (Heb. 13:6)
Temos um Deus que nos conhece e sabe de todas as nossas necessidades, mesmo antes de clamarmos por ajuda.
Pensamos que, nestes dias de progresso científico, que não existe ajuda maior do que a ciência. Ouvimos falar acerca dos milagres da medicina e da tecnologia. A maioria acha, então, que tudo o que o homem precisa fazer é investir mais dinheiro e tempo e, assim, encontrar as respostas para os seus problemas, para as suas inquietações. Ledo engano!
Há problemas que, por maior que seja o conhecimento humano, não há respostas, não há soluções.
Quando lemos as Escrituras Sagradas encontramos a revelação de um Deus Todo-Poderoso que, com amor e graça para com Seus filhos, pode e quer ajudá-los. Daí afirmarmos que sob todas as circunstâncias podemos ter firme confiança em Deus, de que Ele nunca nos deixará nem nos abandonará enquanto preservarmos nossa integridade.
Qual pode ser nossa confiança?
Surgem as perguntas: "Se Deus é o protetor e ajudador de Seu povo, porque nem sempre responde como gostaríamos?" Não existem respostas fáceis. Mas a Bíblia dá algumas sugestões.
Em Ezequiel 20:1-3 o Senhor diz que não mais ouvirá os líderes de Isael, porque eles se recusam a ouvi-LO. O Senhor não negocia com a humanidade. Ele oferece ajuda, mas sempre sob Suas condições.
Todos nós desejamos respostas imediatas e diretas às nossas orações, e somos tentados a ficar desanimados quando a resposta é retardada ou vem por uma maneira que não esperávamos. Mas Deus é demasiado sábio e bom para atender sempre os nossos desejos. Os nossos desejos e os nossos interesses devem-se fundir com Sua vontade, com os Seus princípios revelados em Sua Palavra.
Deus tem o poder de ajudar, sim. Ele está disposto a fazê-lo. Mas Sua soberania termina onde começa a soberania de um rebelde. Se formos rebeldes, Ele não nos poderá dar mais auxílio ou proteção do que a qualquer habitante de nosso mundo extraviado. Mas no momento em que os colocarmos sob Sua vontade, reconhecendo-O como nosso Senhor, Ele aceitará o nosso livre arbítrio e começará a operar em nós para querermos e cumprirmos Sua boa, agradável e perfeita vontade.
Diante dos seus dilemas, de suas dificuldades, confie em Deus. Ele é o nosso auxílio e a nossa fortaleza.

Pr. Arlécio Franco Costa

Nenhum comentário: