segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Carrefour com nova logomarca e campanha

via ADivertido de Gabriel Jacob em 08/09/09

Com mais de 15.000 lojas em 35 países, gerando bilhões em vendas, a cadeia de supermercados francesa Carrefour é inegavelmente um dos varejistas mais proeminentes do mundo.
Carregando a mesma logomarca desde 1966, a varejista resolveu dar uma leve mudada na forma e concepção do seu tradicional “C” estilizado.
Para quem não sabe, a logomarca do Carrefour diz respeito à sua origem, na França, em 1959. A primeira loja foi aberta na cidade de Annecy, perto de um cruzamento (em Francês, “carrefour”), e a logo consiste de duas setinhas, representando essa encruzilhada, e suas cores (vermelho, branco e azul) representam as cores da bandeira francesa, com o claro formato da letra “C” na cor branca. [wikipedia]
Eu, particularmente, nunca gostei da logomarca do Carrefour, e confesso que sempre eu me perguntava o porquê da conservação de uma identidade visual tão imutável. E no começo de setembro, junto com uma nova campanha intitulada “Positive is Back“, o Carrefour lançou uma nova logomarca ligeiramente modificada.
Mudança: Velho (amarelo) e sobreposição do novo (azul)

O novo ícone parece não querer perder muito a velha forma já tão conhecida e perceptível no mundo.
A maior mudança, mais do que a forma ou a tipografia, é a introdução de uma gama de cores gradientes para o ícone, como você pode ver na página do Facebook.
Os primeiros comerciais desta nova campanha levam mensagens de otimismo aos franceses, numa busca por melhorar a vida de seus clientes. Veja alguns dos filmes.

Nenhum comentário: