quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Filme de zumbi de 70 dólares será exibido na 33ª Mostra


Colin, de Marc Price
Edição: Renata de Almeida e Leon Cakoff
Redação: Beth Andalaft, para o “Jornal da Mostra”
Edição: Renata de Almeida e Leon Cakoff
Redação: Beth Andalaft, para o “Jornal da Mostra”
Um filme de zumbi realizado com uma câmera de vídeo ao custo de apenas 70 dólares, conseguiu distribuição nos cinemas do Reino Unido e é uma das atrações da 33ª Mostra Internacional de Cinema, de 23 de outubro a 5 de novembro.
Colin, dirigido pelo britânico Marc Price, chegará aos cinemas britânicos a tempo de competir com os “blockbusters” de Hollywood produzidos para o Halloween, neste mês de outubro. “Se eu pensar friamente, é um pouco assustador, ver o sucesso chegar ao preço de um cordão de sapatos”, diz o diretor. Por se tratar de seu primeiro longa-metragem, o filme integra a Competição de Novos Diretores da Mostra, concorrendo ao Troféu Bandeira Paulista.
Price escreveu, dirigiu, filmou e editou Colin em 18 meses, durante os quais trabalhava à noite como motorista de táxi. Aos 30 anos, em seu primeiro trabalho e com pouca publicidade, ele conseguiu voluntários a zumbi no sitio de relacionamentos Facebook. Aprendeu maquiagem e efeitos especiais assistindo à sua coleção de DVDs de filmes de terror e ouvindo os comentários de outros diretores.
Segundo Marc, precisou apenas de US$ 70, algumas fitas, um pouco de café e chá para manter os zumbis felizes no set. Desde o sucesso de Colin, Price tem sido procurado por jovens cineastas de todo o mundo, interessados em fazer seus próprios filmes mesmo com poucos recursos financeiros. “Essa é a melhor parte”, diz Price, lembrando que era como esses jovens quando tinha 16 anos de idade – mas ressaltando que o seu celular deve ter uma imagem melhor que a câmera de vídeo deles.
Quando lançar o DVD de Colin o diretor promete colocar informações sobre a realização do filme, para ajudar outros jovens diretores. Em entrevista à rede americana CNN, disse que vai revelar todos os truques do filme e dar dicas, mesmo sabendo que vai destruir muitas ilusões. Mas acha importante que saibam como o filme foi feito. Colin diverge de muitos filmes de horror por contar a história do ponto de vista do zumbi.
Depois de todo o burburinho entre os distribuidores no Festival de Cannes, no início deste ano, a Kaleidoscope Entertainment comprou o filme e vai lançá-lo em 6 a 15 salas do Reino Unido. Mas ainda não existem planos para distribuição internacional.
O próximo projeto de Price é descrito por ele como um drama da II Guerra Mundial com uma pitada de horror – e também terá uma criatura no final. O roteiro está escrito e o elenco escolhido. Tudo o que ele precisa agora é financiamento. “Não muito, mas um pouquinho mais do que para Colin”, finaliza.
Mais....
http://www.oesquema.com.br/conector/2009/06/26/colin-em-cannes.htm
Vídeo
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=61299468

Nenhum comentário: