quinta-feira, 20 de maio de 2010

Polêmica da “Logomarca” no concurso da Embrapa 2010

Polêmica! Questão de Concurso Público confirma: logomarca existe.
O concurso da Embrapa 2010 realizado em 21/03 pelo Instituto Cetro ofereceu vagas para inúmeras áreas, dentre elas, programação e identidade visual.
A surpresa foi quando liberaram o 2o gabarito, que alterava a resposta de uma das questões, de marca-mista (b)´ para ´logomarca (c)´.
Os concursandos solicitaram recursos a respeito da questão, onde incluíram referências bibliográficas da área, que foram completamente ignoradas. Foi ainda explicado que o termo logomarca é amplamente utilizado por profissionais de marketing, cujas publicações são traduções que utilizam neologismo, estabelecendo um padrão para autores nacionais da área de marketing, cujo argumento nas publicações é: ´logomarca é a soma de símbolo e logotipo´, contrariando inclusive as especificações estabelecidas pelo INPI.
Abaixo, a questão que está causando polêmica.
http://www.designontherocks.com.br/?attachment_id=30895
http://www.designontherocks.com.br/?attachment_id=30896
2o. gabarito - emitido em 14/04
http://www.cetroconcursos.com.br/concurso_selecionado.asp?id_proj=226)
Enfim, a partir de hoje, o uso do termo logomarca está referendado pela banca do concurso, que abre precedente conflitante a respeito da resposta nos próximos concursos da área.
É provável que não houve má intenção da banca, mas sim despreparo do consultor contratado para a disciplina. Mesmo assim, a confusão está implantada e é grave, uma vez que é comum os concursandos utilizarem provas de outros concursos como parte de material de estudo.
Ficam as perguntas. A banca do concurso é o órgão máximo para estabelecer uma nomenclatura da área? Qual é o órgão que normatiza a terminologia? Se um concurso estabeleceu ser correta a terminologia, os profissionais da área devem ignorar a literatura existente e adotar de vez ´logomarca´?
Algumas referências utilizadas pelos concursandos para fundamentar o recurso da questão:
São autores academicamente reconhecidos e cujas publicações são referências para o ensino do Design Gráfico e Programação Visual
STRUNCK, G. Identidade Visual, a direção do olhar. 1989 – pg. 21.
STRUNCK, G. Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. 2007- pg

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