terça-feira, 16 de novembro de 2010

Azul pinta avião de rosa

Companhia aérea adere à campanha de luta contra o câncer de mama e aposta em ações inovadora.


A Azul Linhas Aéreas e a Embraer se uniram à Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) na luta contra o câncer de mama. Um jato Embraer 195 da companhia aérea foi pintado de rosa e será operado por uma tripulação exclusivamente feminina uniformizada de rosa nos próximos três anos. “Eu encontrei a doutora Maira Caleffi, presidente da Femama, e ela me perguntou o que a Azul poderia fazer para ajudar. Eu voltei para São Paulo pensando e tive essa ideia de pintar o avião de rosa”, explicou Gianfranco Beting, diretor de comunicação e marca da Azul.

O Azul e Rosa estava na linha de produção da Embraer quando a ideia surgiu. Ele aprovou a mudança com a diretoria e, dias depois, o 23º jato da companhia já estava adaptado à campanha. A aeronave voará para os destinos que a companhia opera atualmente. O voo de estreia acontece em novembro, ainda sem rota definida. “Em cada cidade que o avião parar, vamos fazer ações promocionais para propagar a conscientização”, disse Beting.

A apresentação da aeronave aconteceu na semana passada, em um evento na fábrica da Embraer, em São José dos Campos (SP), cidade que está entre os próximos destinos a serem atendidos pela companhia ainda neste mês, além de Belém (PA) e Joinville (SC).

O evento integrou o movimento Outubro Rosa que tem mobilizado diversas marcas desde o dia 5, quando foi lançado no Rio de Janeiro (RJ), com a iluminação do Cristo Redentor em rosa. Em São Paulo, o movimento levou a cor do combate ao câncer de mama ao Monumento às Bandeiras e à Ponte Estaiada.

Uma das marcas que decidiu mostrar seu apoio ao Outubro Rosa foi a Havaianas. O site da sandália de dedo está todo na cor do movimento e ainda redireciona os visitantes para o site Mulher Consciente.

No último dia 7, o jornal “Bleh!” aderiu à campanha pintando a sua capa de rosa.
A Band também já fechou o apoio ao movimento. O “A Noite é uma criança” terá o cubo, que é parte do cenário do programa apresentado por Otávio Mesquita, iluminado de rosa por uma semana.

O Outubro Rosa é um movimento mundial criado em 1997 na Califórnia, nos Estados Unidos, e que acontece no Brasil há três anos. Neste ano, a estilista venezuelana Carolina Herrera é a madrinha do movimento.

Assim como no ano passado, o tema da campanha de 2010 no Brasil é o cumprimento da lei que dá o direito a toda mulher com mais de 40 anos a fazer mamografia para um diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa morte entre as mulheres no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil mulheres morrem no País em decorrência da doença. Quase metade só descobre a doença em um estágio avançado.

Cristiane Marsola

Nenhum comentário: