sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O que já mudou com o Shopping Sete Lagoas

Com pouco mais de um mês de inaugurado, o Shopping Sete Lagoas comemora sucesso em toda região, já que o empreendimento atende a população de 19 municípios vizinhos.

O shopping revela o avanço socioeconômico que veio trazer para Sete Lagoas. Nesse pouco tempo, fiquei atenta a todas as mudanças que aconteceram, depois da tão esperada inauguração.

As mudanças mais significativas são percebidas em dois grandes setores do mercado: no imobiliário e na comunicação; mudanças essas que demonstram todo o potencial de crescimento que a cidade de Sete Lagoas possui.

No mercado imobiliário, a região do shopping teve uma valorização de 100% dos imóveis. Os imóveis nos bairros Eldorado e Ouro Branco hoje são mais valorizados e, consequentemente, receberão mais investimentos. No bairro Eldorado, por exemplo, já podemos notar o avanço com a construção de um novo empreendimento da Construtora Tenda, que já tem boa parte de seus apartamentos comercializados ainda na planta. Um dos grandes fatores do sucesso do empreendimento da Tenda é a localização, bem próxima ao shopping.

Já no setor da comunicação, as mudanças, ou melhor dizendo, os avanços, são ainda mais visíveis. Outdoors de qualidade, diferentes ações de mídia e aumento expressivo de procura de publicitários são notados por todos. Essas mudanças ajudam e muito a valorização do mercado de comunicação, que era esquecido e mal valorizado pelo mercado sete-lagoano.

As lojas do centro da cidade, também sofreram algumas mudanças, pois algumas delas tiveram que alterar o horário de funcionamento, fechando mais tarde, para não perder clientes. Outra mudança notada é a propaganda, pois muitas lojas não investiam e hoje já investem com o principal foco de chamar a atenção do seu público que se vê atraído para ir ao shopping fazer compras.

Quanto aos empregos, poucas vagas foram preenchidas. O que vimos durante todo o processo de seleção para o shopping foi a falta de mão de obra qualificada. A maioria das pessoas que compõem o mercado de trabalho sete-lagoano ainda não se encontra preparada para enfrentar a jornada de trabalho diferenciada, como é a do Shopping Sete Lagoas. As poucas vagas que foram preenchidas com mão de obra de Sete Lagoas estão ocupadas por funcionários, aparentemente, sem o devido preparo. Para que esse quadro seja revertido, acredito ser necessário um treinamento específico para motivar esses funcionários, a fim de que os mesmos se adequem melhor aos novos horários de trabalho.

Na economia da cidade, as mudanças serão ainda mais perceptíveis no mês de dezembro, motivadas pelas vendas de Natal e de fim de ano. Espera-se um aumento expressivo de vendas e um fim de ano com a economia da cidade em alta.

Apontar defeitos e falhas é necessário. No entanto, existem estratégias e maneiras profissionais de se fazer isso. Nesse contexto, os profissionais de comunicação social devem ser valorizados e suas estratégias e ferramentas colocadas em prática.

Percebo que todas as mudanças já implantadas e as que estão por vir são apenas o começo de um grande crescimento que Sete Lagoas já experimenta e terá no futuro. Por isso, acredito que para o avanço de Sete Lagoas ser ainda maior e principalmente sustentável é necessário que a população e os formadores de opinião debatam, discutam e preservem iniciativas que tragam melhorias para a cidade e para sua população.

Nenhum comentário: