quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Marc Chagall na Casa Fiat - O Sonho e Vida


Marc Chagall foi um dos pioneiros da modernidade e um dos artistas mais notáveis de seu tempo, tendo participado das grandes transformações que ocorreram nas artes plásticas no início do século 20.
Apesar de seu intenso convívio com as vanguardas, sua expressão seguiu um caminho próprio, independente.
Ele nasceu em 6 de junho de 1887, em um bairro de judeus pobres em Vitebsk, na Bielo-Rússia, que, naquele tempo, pertencia ao império russo. O período era hostil e violento para os judeus, vítimas constantes do chamado pogrom (palavra que, em russo, significa ataque violento a comunidades étnicas ou religiosas, com a destruição de suas casas, seus negócios e os centros religiosos). Foi nesse ambiente que Chagall cresceu e se iniciou como artista. Tratava-se, porém, de uma época de grandes transformações, e, sob esse ângulo, ele teve o privilégio de participar de um ambiente “revolucionário” e de destacar-se como uma das identidades mais expressivas de sua geração.
A cultura judaica representou o âmago de sua pintura. Sua família pertencia ao grupo religioso chamado hassidim, no qual a relação com Deus é feita por meio de intensa alegria, à procura do êxtase. Esse sentimento impregnou toda a sua obra. Mesmo vivendo a maior parte da vida na França, Chagall carregou sempre consigo a memória de sua aldeia, do bairro de judeus pobres de Vitebsk.
Ele admirava os ícones e a arte popular russa. Recebeu influência de Cézanne, principalmente na construção do espaço, e adotou os ensinamentos cromáticos de Matisse e Bonnard. Nota-se ainda, em sua obra, o interesse pelo cubismo analítico de Picasso. Entretanto, Chagall é Chagall, inconfundível, criador de uma poética sensual, de grande força lírica.
Colorista notável, dedicou-se à pintura e à gravura com o mesmo afinco. Realizou vitrais, mosaicos, cerâmicas e esculturas. Foi um artista completo, autor de obra extensa.
Marc Chagall faleceu na tarde de 28 de março de 1985, depois de ter passado a manhã trabalhando em seu ateliê. Morreu suavemente, aos 97 anos, em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França.
A exposição será de 04 de agosto a 04 de outubro.
Serviço
Casa Fiat de Cultura
Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250 - Belvedere – Nova Lima (MG)
Informações: 31 3289-8900
Entrada gratuita para toda a programação.
Funcionamento: Terça a sexta-feira - 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados - 14h às 21h.
Agendamento para grupos e escolas: (31) 3289-8910 ou e-mail: agendamento@casafiat.com.br
Transporte Gratuito: saídas de terça a sexta, Praça da Liberdade/Casa Fiat de Cultura, a partir de 9h30, a cada uma hora e meia. Sábados, domingos e feriados, a partir de 13h30, a cada uma hora e meia.
Fonte: http://casadosquadrinhos.blogspot.com/

Nenhum comentário: