quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Google lança 'Go', sua própria linguagem de programação


O Google anunciou sua nova linguagem de programação, chamada ‘Go’. Moderna, ela possui design orientado a objetos com sintaxe parecida com C/C++, e oferece dentre outras coisas garbage-collector, suporte a multi-processamento ereflections. Robert Griesemer, Ken Thompson, e Rob Pike iniciaram o projeto em 2007, que agora está reforçando a linha opensource do Google, pois ‘Go’ é distribuída sob a licença BSD.
O objetivo da empresa é obter uma linguagem que possa unir a velocidade de desenvolvimento de linguagens dinâmicas (como Python) com a performance e segurança de uma linguagem compilada (como C ou C++). Ou seja, querem juntar o melhor de dois mundos, e esse é o sonho de toda linguagem de programação: ser fácil, eficiente e segura.
O que raios levou o Google a criar sua sua própria linguagem de programação? cutucar a Microsoft? lançar mais produtos? fugir das limitações das linguagens atuais? Seja qual for o motivo, esse lançamento é mais um enorme passo do Google em busca do domínio mundial, além de avançar por novos caminhos.
Uma nova linguagem de programação própria pode ser ponto chave para a consolidação de seus sistemas operacionais (Android e Chrome OS). Atrair os desenvolvedores deverá ser o próximo passo para que o ‘Go’ não morra na praia. Se você ficou interessado em fazer parte do lado negro da força, acesse o site oficial da linguagem ‘Go’ e devore os tutoriais.

Nenhum comentário: