segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dicas práticas para você entrar para o departamento de planejamento de uma boa agência

Na minha opinião, a Publicidade é uma profissão que exige envolvimento com a vida prática desde muito cedo - como todas as áreas do marketing. Acredito tanto nisso que comecei a fazer estágio no segundo período da faculdade (meu primeiro estágio foi na Fiat, dá pra acreditar?). Nossa matéria prima está nas ruas e no dia a dia das Agências e dos Clientes, por isso, de cara, a vida não é fácil para pessoas que resolvem sair da faculdade com pouca ou nenhuma experiência.
Mas indo direto para sua pergunta, pensei muito no caminho que percorri. Como você sabe, eu não comecei minha carreira em São Paulo. Cheguei aqui vindo de Belo Horizonte com bem mais que 20 e poucos anos e nenhuma experiência em agência multinacional no currículo. Fiquei lembrando dos "perrengues" para começar em BH e depois para recomeçar em Sampa e pensei também no número sem fim de pessoas com as quais já falei (e nas que, por algum motivo, não conseguiram falar comigo). Eu vivi uma cena horrível uma vez, o excesso de stress me levou a esquecer que eu tinha marcado com uma pessoa maravilhosa que ficou me esperando e que terminei magoando sem querer. Tanto tempo de profissão faz a gente colecionar histórias muito boas mas sempre existem aquelas que gostaríamos de voltar no tempo pra dar uma arrumadinha, pena que não rola. Enfim, vamos as dicas:
1. Tenha coragem e confiança e entre em contato com as agências de publicidade que realmente te interessam. Eu cheguei em São Paulo sem conhecer ninguém e meu primeiro telefonema para uma agência foi para a DM9. Isso foi há 14 anos e eu consegui falar com quem eu queria mesmo sem nenhuma indicação (eu fui recebida, mas não adiantou nada). Liguei para outras agências onde não fui atendida, mas isso acontece mesmo, é só não desistir. Faça uma lista dos lugares que te interessam e vá a luta!
2. Considere não começar por uma grande agência. Defina objetivos e lembre-se que todos os caminhos levam a Roma (desde que você saiba que é lá que você quer chegar). Depois de tentar em vão trabalhar em uma grande agência, eu trabalhei na SMP&B (uma agência mineira que tinha um escritório em São Paulo) por um tempo, continuei fazendo Marketing Político - participei de todas as campanhas eleitorais majoritárias do Brasil de 1988 a 1998 - e continuei tentando. No final, minha experiência em opinião pública e campanhas eleitorais foi minha porta de entrada para uma multinacional (e o curioso foi que quando eu resolvi trabalhar em política, todo mundo que trabalhava em mercado me disse que isso ia fazer com que eu me afastasse para sempre do meu objetivo de ser planejadora. Ainda bem que eu fiz o que eu acreditava e não o que acreditavam ser melhor pra mim).
3. Se você fez estágios, monte uma pasta com seus trabalhos mas lembre-se de ter cuidado com informações confidenciais. Dependendo do que for apresentar, peça autorização de divulgação do material ao seu antigo empregador ou ao Cliente. Não é incomum ver cases apresentados em books de candidatos a vagas de planejamento contendo informações que você tem certeza que se o Cliente soubesse que estão sendo reveladas ele não ia achar nenhuma graça.
4. Ao montar uma pasta, não invente. Contar a verdade é sempre melhor. Mostrar que nem tudo foi perfeito revela seu talento e suas capacidades.
5. Se você não fez estágios, escolha um assunto interessante e prepare um trabalho que revele sua melhor qualidade (escolha o assunto pensando na oportunidade que ele te oferece de mostrar algo interessante a seu respeito: pode ser sua capacidade analítica, seu talento para identificar insights, sua capacidade de síntese ou criatividade). Não resolva mostrar que você é bom em tudo. Praticamente ninguém é.
6. Quando você conseguir marcar uma entrevista, passe antes no Google. Pega muito mal estar procurando um emprego em um lugar que você não conhece, não sabe quem são os Clientes, nunca viu os trabalhos e ainda conversando com alguém que você não sabe quem é.
7. Demonstre sua energia, sua paixão pelo que você escolheu fazer e sua disposição para se comprometer. Essas são qualidades difíceis de se encontrar e, se verdadeiras, são irresistíveis!
8. Use a teoria dos 6 graus de separação e ative sua Rede. Sempre pode existir alguém que pode te aproximar de alguém e isso não é ruim.
9. Trate com respeito tudo o que você já fez. Pessoas experientes podem identificar seu talento tanto através da idéia criativa que você ajudou a gerar quanto através da solução de business que você ajudou seu cliente a encontrar.
10. Demonstre que você é uma pessoa otimista e curiosa. Eu diria que isso sempre foi importante mas hoje é mais importante que jamais foi. Estamos vivendo um mundo em transformação e todas as empresas falam constantemente em mudança de cultura. O mundo está em busca de líderes inspiradores, capazes de unir pessoas e catalizar mudanças. Se você tem essas características, deixe que elas transpareçam. Isso pode fazer uma grande diferença.
Ana Paula Cortat é VP de de estratégia de marca da rede Isobar, que controla três agências no país: Age, AgênciaClick e iProspect.
Fonte: http://tinyurl.com/yd3bbze

Nenhum comentário: