quarta-feira, 22 de julho de 2009

Saiba como aproveitar ao máximo os recursos do Twitter


Serviço classificado como microblog divulga detalhes sobre cotidiano dos usuários.
G1 elaborou dicas para internautas que querem ir além das alternativas básicas do site.

Criado em março de 2006, o Twitter vem ganhando força como uma rede social que alimenta a curiosidade em relação aos detalhes sobre a vida alheia. Isso porque o site propõe que todos os seus usuários respondam com até 140 caracteres à pergunta “o que você está fazendo?”.
“Mesmo se a resposta for ‘cortando a grama’ ou ‘fazendo o jantar’, ela nos interessa”, diz um vídeo de apresentação do serviço. Os responsáveis pela página reconhecem a vasta oferta de ferramentas de comunicação, mas defendem que seu serviço é diferente dos demais: “você não enviaria um e-mail para um amigo para contar que está tomando café.”
Com a popularização do Twitter, seus usuários buscam ir além de postar textos no site. Eles querem fazer atualizações via celular, divulgar dados do Twitter em seus blogs, integrar o serviço à rede social Facebook, trocar imagens de fundo e importar notícias para esse site, por exemplo. Por isso, o G1 elaborou um guia sobre como explorar ao máximo os recursos do Twitter. As dicas, você confere abaixo.
PARA COMEÇAR
O primeiro passo é criar uma conta, que vai dar origem ao seu perfil no site. Quando ela for criada, clique em “settings” para determinar as informações que serão exibidas aos outros usuários -- endereço de seu site, curta biografia e foto, entre outros dados.
Reprodução
Site propõe que usuário digite o que está fazendo naquele momento.
Em seguida, vá até sua página inicial e use até 140 caracteres para contar o que você está fazendo, como na imagem ao lado (a pergunta está em inglês, mas vale escrever em português). Para ter privacidade, clique em “protect my updates”, definindo que só poderão ler suas atualizações as pessoas autorizadas.
Ainda dentro de “settings”, você pode selecionar a opção “design” para mudar o visual da página, selecionando novas cores ou uma foto que será exibida no fundo de seu perfil. Essa alternativa dá ao usuário inúmeras opções de personalizar o serviço -- algo que ele não encontra no Orkut (com seu eterno fundo azul bebê), por exemplo.
FAÇA AMIGOS
A etapa seguinte é clicar em “Find & Follow” e começar a colecionar contatos -- dá para importá-los de sua conta de e-mail e também usar a caixa de buscas para encontrá-los. Quando você achar alguém que deseja acompanhar, clique em “follow”. Assim, todas as atualizações feitas por esse usuário aparecerão automaticamente em sua própria página.
Reprodução
Para escrever uma mensagem direcionada, usuário deve usar o símbolo ‘@’ antes do nome do usuário que é ‘alvo’ da mensagem.
Seus seguidores, aqueles que clicaram no botão “follow” do seu perfil, também verão todos os textos que você escreve. Se a idéia, no entanto, for especificar um destinatário para essas mensagens públicas, inicie o texto digitando o símbolo “@”, seguido do nome do usuário e da mensagem: algo como @parishilton tudo bom com você? Dessa forma, os demais internautas saberão exatamente para quem é aquele recado.
Outra opção é mandar um recado mais reservado. Para isso, use o link “message” que aparece à direita do perfil de cada usuário. Assim, essa única pessoa receberá o texto e poderá responder somente para você, criando uma conversa privada.
CONEXÃO
Para contar ao Twitter o que você está fazendo, não é necessário fazer login no site. Confira algumas das alternativas.
- Celular
Se quiser fazer as atualizações via mensagem de texto por celular, cadastre o número do seu aparelho aqui.
O serviço pedirá que você envie um torpedo de confirmação e, depois disso, você poderá postar informações em seu perfil ou receber as atualizações sobre seus contatos. Dá para optar entre acessar via celular tudo o que eles escrevem, só visualizar as mensagens direcionadas a você ou não receber nada. O Twitter não cobra pelo serviço, mas você pagará pelo envio da mensagem (o preço varia de acordo com o plano e a operadora).
- Comunicador instantâneo
Outra forma de atualizar informações via internet, mas sem entrar no site oficial do serviço, é com o uso de comunicadores instantâneos. Essa alternativa, no entanto, só está disponível para usuários do GTalk, Jabber e LiveJournal.
- Firefox
Para os usuários do navegador Firefox uma boa alternativa é o aplicativo TwitterFox ( clique aqui para o download gratuito no Baixatudo ) que mostra as ações mais recentes da conta do Twitter na barra inferior desse navegador. Enquanto navega por outros sites, o internauta se mantém atualizado sobre o que seus amigos estão fazendo e também consegue escrever mensagens sem a necessidade de fazer o login no site (isso porque sua senha já foi registrada no TwitterFox).
TwitterFox permite que usuário leia atualizações e escreva textos sem precisar entrar no site.
ESPALHE A MENSAGEM
Reprodução
Internauta pode levar seu perfil do Twitter para diversos outros sites.
Se a idéia é divulgar para toda a internet o que você está fazendo, o Twitter dá uma força. Aqui é possível encontrar aplicativos que levam automaticamente o seu perfil para as redes sociais Facebook e MySpace, além de colocá-los nos blogs dos serviços Blogger e TypePad. Se quiser importar seu Twitter para outras páginas, o serviço cria códigos em HTML e flash que podem ser copiados e colados em outros sites.
O Twitter também conta com a ferramenta RSS, que funciona como um agregador de notícias. Os internautas que usam esses agregadores podem optar por receber em seus PCs (sem a necessidade de navegar pelo Twitter) as informações de alguns contatos pré-selecionados no site. Para isso, basta acessar o perfil da pessoa que quer acompanhar virtualmente, clicar no ícone “RSS” que aparece no pé da página e fazer a assinatura desse serviço.
NOTÍCIAS
Diversos veículos de comunicação já utilizam o Twitter para divulgar suas notícias – em um grande incêndio registrado na Califórnia no final do ano passado, o microblog ganhou força por conta da agilidade que oferece.
Se você quiser divulgar automaticamente em seu perfil no Twitter informações de sites de notícias ou de blogs, pode usar o serviço TwitterFeed. Ao cadastrar nele o endereço das páginas que devem ser divulgadas (usando um sistema parecido com o do agregador de notícias), você exibe links de notícias e posts para seus contatos do Twitter. Quando esses links ultrapassam os 30 caracteres, eles são reduzidos de forma automática para ocupar menos espaço.

http://g1.globo.com/

Nenhum comentário: