quarta-feira, 22 de julho de 2009

Twitter: Como se tornar relevante?


Um dos assuntos que estão em foco nas últimas semanas é a tal da relevância em redes sociais, principalmente no twitter, onde constantemente existem brigas do pessoal “relevante” contra os usuários de “scripts” (que obtém seguidores através de ferramentas de adição em massa).
Mas antes de abordamos os passos que tornam um pessoa relevante no twitter, precisamos saber o que exatamente seria relevância.
Relevância, segundo os dicionários, é uma característica daquilo que se dá importância, de grande valor ou interesse, aquilo que é essencial ou indispensável.
Logo podemos concluir que ser relevante é ser indispensável. Vamos então a algumas dicas de como ser indispensável para os seus seguidores.
Atualizações constantes
Uma pessoa para ser indispensável precisa ser lembrada, e para ser lembrada precisa estar sempre falando algo, para ser relevante você precisa no mínimo de 50 atualizações diárias em seu perfil no twitter. Preferencialmente essas atualizações devem ser distribuídas ao longo do dia, para que não haja o famoso flood, ou seja, lotar a linha do tempo de seus seguidores apenas com seus updates.
Qualidade das suas atualizações
Quantidade não adianta nada se não vier aliada a qualidade, procure evitar atualizações muito pessoais, que só interessem a você e seus amigos pessoais. Esse tipo de atualização costuma afastar as pessoas de você e tornar o seu perfil um tanto quanto restrito a quem lhe conhece na vida real.
Outra boa maneira de conseguir atualizações de qualidade é realizar os famosos RTs, que são a re-postagem da atualização de outro usuário mantendo os créditos. Isso costuma funcionar muito bem com links interessantes.
Responda atualizações de outros usuários
Para ser importante você precisa fazer seus seguidores sentirem que são importante para você, então sempre que possível responda as atualizações deles, assim como suas perguntas.
Além do mais isso gerará mais atualizações para seu perfil.
Evite ser repetitivo
Postar o mesmo link ou frase repetidamente é uma estratégia de pouca eficácia no twitter, e pode até prejudicar, já que seus seguidores podem se irritar com as constantes atualizações repetitivas e taxarem aquilo como span.
Jamais peça para que lhe ajudem a conseguir seguidores
Esse definitivamente é o maior erro, além de ser chato, você automaticamente se considera sem importância, já que precisa mendigar seguidores.
Sendo relevante os seguidores virão naturalmente, logo não é necessário ficar incomodando os outros usuários.
Essas dicas por si só, já devem lhe garantir um bom aumento de qualidade de seu perfil no twitter, tornando ele mais atrativo e relevante.

Nenhum comentário: