quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Shopping Sete Lagoas traz avanço e medo aos atuais lojistas

Depois de muito tempo de espera, o tão sonhado shopping está perto de ser entregue.
Acreditem, finalmente, Sete Lagoas terá um shopping.

Com 98% de suas lojas locadas, será inaugurado no dia 30 de setembro, o Shopping Sete Lagoas. O mesmo trará uma grande diversidade de lojas em segmentos diferenciados. São 117 lojas para fazer a alegria dos setelagoanos.
Como tudo tem os seus prós e contras, com o novo empreendimento não será diferente. Os "buchichos" que rolam à solta na cidade não são apenas sobre os benefícios que o shopping irá trazer, mas também os malefícios que ele causará ao comércio local.
Várias questões são levantadas sobre o rumo que tomará o comércio da cidade, diga-se de passagem bem precário. Lojistas que durante anos viveram acomodados em sua "zona de conforto" por falta de concorrência já decretam falência antes mesmo da estreia do shopping. Fato é que a população de Sete Lagoas agora acorda para um novo modelo de comércio. A cidade em que o comércio acorda às 09:00h e dorme às 19:00h será coisa do passado. Sure um novo estilo de vida para quem trabalha e para quem compra, fazendo assim a economia da cidade mais aquecida e com mais oportunidades de emprego.
O que muda?
Muda o jeito de comprar. Ninguém irá enfrentar filas enormes em datas comemorativas, nem passará aperto para comprar presente em cima da hora tendo apenas supermercados como opção depois das 19:00h.
Muda o jeito de empregar. Cerca de 1.500 vagas já estão abertas. Com esses empregos oferecidos pelo shopping, os lojistas que permanecerão de portas abertas terão de aumentar a remuneração oferecida, além de possibilitar oportunidade de crescimento aos seus funcionários.
Muda a economia. A chegada do shopping traz um aquecimento à economia local, que sofre por ter pouca infra-estrutura devido a diversos fatores, entre eles o pouco espaço e a super-lotação do centro e das lojas, desmotivando a população a sair para fazer compras.
Muda o funcionário. Em parceria com o Shopping Sete Lagoas, a Faculdade Promove lançou um curso de Qualificação em vendas já com o foco nos empregos que estão sendo oferecidos pelo empreendimento. Isso mostra que não será tão simples assim conquistar um emprego, mesmo tendo muitas vagas disponíveis. O mercado exige qualificação e é do que os 53 alunos do curso já estão correndo atrás.
É claro que as mudanças não param por aí.
Acredito que o avanço que a cidade terá vai compensar todos os "contras" que hoje são previstos.

7 comentários:

Felype Abreu disse...

Olá, eu vejo um futuro promissor, mas critico mais é a estrutura externa, a parte de responsabilidade da prefeituar em que até hoje, não providenciou nenhuma iluminação no local, assim como, rotatórias e via adultos. Torcer para que não aconteça isso, pois devido a falta desta preocupação a Arena do Jacaré foi muito questionada na parte externa que era da prefeitura, boa postagem
Acesse: http://comunicologospromove.blogspot.com/

Anônimo disse...

Sem dúvida Sarita, vejo que vai ocorrer uma mudança muito benéfica para todos que aqui vivem e que a nova cultura se enraíze dentro da população setelagoana.

Ricardo Araújo

Anônimo disse...

Vai ser uma inovação e tanto!!

A pergunta é: se muda o padrão de consumo, os produtos de Sete Lagoas sobreviverão ou veremos uma enxurrada de griffes de outras localidades...

E mais outro importante aspecto mudará a realidade local: a comunicação do shopping e também (sobretudo!) dos concorrentes... Com as lojas de rua vazias, o pequeno comércio finalmente se renderá às estratégias de comunicação e publicidade...

Abro então o debate:
Sete Lagoas será mais uma mídia a céu aberto, a exemplo das grandes capitais, com seus inúmeros shoppings???

Excelente post! Cheers!

Xande Assis disse...

As possibilidades com a chegada do shopping em Sete Lagoas são muitas. Acredito que há espaço para todos, mas não dá prá ficar com a cara na janela vendo a banda passar, né?

Abraços

Alexandre

DAIANE BASTOS disse...

Acabaram nossas preocupações em correr para as compras ou msm falta de opção ou distância de uma loja à outra.
Acredito em mta comodidade, bom ambiente, boa companhia e bons preços. Tudo em um só lugar!
Aguardamos ansiosamente os últimos dias, por algo tão esperado! Visando o melhor, sempre! E falando em melhor... devo ressaltar o qto gostei de sua postagem! Bela escrita, amiga!
E belas compras que faremos!
Amo vc! Forte abraço!

Iêda disse...

Oi Sarinha...
Acredito q o shopping trará um grande crescimento para a cidade de Sete Lagoas, sem falar na geração de novos empregos.
No entanto é preciso q os lojista da cidade inovem cada vez mais para ñ perderem mercado.

Bjos

Anônimo disse...

Texto exurbitante nesta página, opiniôes assim dão vida ao indivíduo que aparecer nesta página :)
Entrega mais do teu blogue, a todos os teus amigos.