terça-feira, 24 de agosto de 2010

Já pensou em se tornar um Psicólogo do Consumo?

O Adam Ferrier, psicólogo especializado em consume e um dos sócios da Naked Communications, postou no seu blog algumas dicas bem interessantes pra quem deseja trabalhar na mesma área que ele. Como ele mesmo disse, trata-se de um guia rápido para conseguir um trabalho na área – se é o que você deseja. Vamos lá.
Primeiro, o que faz um psicólogo do Consumo?
Segundo o site de carreiras britânico Prospects, o termo Psicologia do Consumo é utilizado para caracterizar um indivíduo com graduação em psicologia que aplica essa área do conhecimento para assuntos relativos ao consumo. Em suma, é o profissional que ajuda marcas e organizações a aprimorar suas estratégias de marketing, tentando entender a psicologia por detrás das escolhas de consumo.
Voltando ao relato do Adam...
Intuição
Ele contou que quando estava na escola, conversou com um psicólogo pra ver o que deveria fazer da vida. Ele disse ao profissional que tinha interesse em marcas, dinheiro e pessoas. O psicólogo respondeu, na hora, que ele deveria se tornar um psicólogo do consumo. A dica do Adam é que, se você tem curiosidade sobre esses assuntos, a psicologia do consumo é um caminho que você pode gostar e se dar bem.
Educação
Ele conta que, para ser chamado de psicólogo, você deve ser registrado como um. O Adam relatou que isso leva 3 anos de graduação em ciências ou artes, e deve estudar muito pra se qualificar para o quarto ano. Pra nós, é preciso cursar a faculdade de psicologia, que leva de 4 a 5 anos. Com o diploma em mãos, dá pra se credenciar como psicólogo. No Brasil, esse vínculo é feito junto ao Conselho Regional de Psicologia do seu estado. Pra entrar na psicologia do consumo, ele recomenda uma pós-graduação – especialização ou mestrado – com o foco em consumo, em psicologia clínica ou psicologia organizacional. Nas grandes faculdades brasileiras, há cursos do tipo.
Emprego
Pesquisa de mercado, segundo o Adam, é a forma mais segura de começar a carreira. Existem muitas empresas do tipo aqui no Brasil. Sugiro uma busca no site da Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) pra encontrar opções. A maneira final, recomendada por ele, é se tornar um acadêmico e começar sua própria consultoria – o que traz ótimas oportunidades.
Contudo, apontou o Adam, mesmo que você alcance tudo isso, você pode se encontrar não fazendo o trabalho de um Psicólogo do Consumo ou trabalhando com esse título. Há formas diferentes pelas quais um profissional desses pode operar, além de variados trabalhos, cargos e títulos;
Pra finalizar, ele deixou algumas dicas que considera essenciais pra que busca esse rumo:
• Estude muito na sua graduação. Suas notas e projetos dos que participar serão cruciais para você entrar no mestrado – sem isso, fica bem mais difícil.
• Faça sua tese sobre algum assunto popular, se interesse humano. Faça barulho a respeito dela. A tese do Adam foi sobre ‘a identificação as características que tornam uma pessoa cool, assunto sobre o qual devo falar em breve por aqui. Segundo ele, foi uma pesquisa mais do que interessante: divertida.
• Seja especialista em alfo que tenha sentido e dê alguma contribuição ao mundo da psicologia do consumo.
• Esteja sempre por dentro das novidades em pesquisas e estudos, e embase suas opiniões nessas pesquisas. Você vai conseguir se diferenciar dos profissionais e setores que inventam e criam coisas.
• Tente manter um vínculo com uma instituição acadêmica pelo maior tempo que puder. Elas são uma fonte inestimável de recursos e acesso a pesquisas.
• Cuidado: Psicologia organizacional nada tem a ver com o assunto. É muito diferente da psicologia do consumo.

Nenhum comentário: